quinta-feira, 17 de abril de 2008

Sem a música, a vida seria um erro.


"[...] A primeira sensação mais clara que o menino teve foi ouvir. Lig-Lig-Lé era estimulado concretamente pelo ouvido. Entendia perfeitamente bem certos ritmos contínuos, alguns sons periódicos e alguns barulhos aleatórios. Os batimentos cardíacos da mãe e os do seu próprio coração eram ritmos contínuos, ritmos de base, que o guiavam e lhe davam suporte para integrar todos os outros sons e ruídos, assim como numa orquestra o ritmo é essencial. Ele escutava seu sangue e o da sua mãe, correndo em suas veias, como uma música melodiosa - é tão importante a melodia; escutava os ruídos gástricos e algumas vozes vindas do exterior - são inevitáveis. Suas primeiras sensações foram acústicas. E ele era capaz de organizar os sons, orquestrá-los.

A música é a mais arcaica das artes, a mais profundamente enraizada em nós, porque começa quando ainda estamos no útero de nossas mães. Ela nos ajuda a organizar o mundo, embora não nos faça entendê-lo. É uma arte pré-humana, criada antes do nascimento.

Todas as outras artes são posteriores à música e só aparecem quando os outros sentidos se desenvolvem e se plenificam. [...]" (p.17)


BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

4 comentários:

Lorena Martins Lisboa disse...

"E eu tento ser a única pessoa com esta melodia na minha cabeça,
mas eu acho que ouvi esta música em algum lugar."
The gift-Music
então é isso, né?
gostei de tudo por aqui.
e agreguei!
:*

Saulo Pratti disse...

Há, mal tive tempo de olhar coisas do blog, guria. Mas é, é só uma artezinha mesmo. ;)

E puxa, música é algo além da explicação, mesmo. Ela pode definir quem nós somos, o que pensamos e até fala por nós o que não queremos dizer. Acho que por isso gosto tando de filmes musicais, eles são tão emotivos!

Vi no TED (vide meu último post) uma apresentação bacana, coisa surreal mesmo, sobre processos de criação músical, coisa e tal.

Ciao :*

Saulo Pratti disse...

Ahaha, e como não devia ter deixado de perceber, música está em todo lugar, até na colagem super ocol do topo do seu blog. ;)

Anônimo disse...

precisamente
Sem musica, sem vida