terça-feira, 20 de novembro de 2007

Devolve meus laços, meu amor.


Ao assistir "Não por acaso", criei um laço de afeto além do filme. Sua trilha sonora é envolvente. Espantou-me muito, porém, que ao procurar informações sobre a soundtrack, deparar-me com tantas críticas negativas. Uma surpresa, sem dúvidas.

A trilha, por aqui, trata-se de uma sequência musical intensa, ora de músicas mais arrastadas, ora de canções mais ritmadas, encaixando-se perfeitamente nas batidas do coração que acompanha o enredo "espera-surpresa" o qual o longa é baseado. Aqui, o suposto controle tema do filme é esquecido, pois a sonoridade escapa. E escapa bonito.

O cd reparte-se em duas partes: uma é a trilha sonora original, criada pelo Ed Côrtes e a outra é composta por três faixas já existentes pré-filme, sendo estas também, as três únicas letradas. A parte instrumental é recheada de músicas sombrias, de espera, de desespero, que mostram onde as personagens identificam-se com a sonoridade. Angustiados, têm a música como sua companheira.

Um detalhe bacana é que, apesar do filme ser habituado em São Paulo - SP, pelas canções, poderia muito bem ser pensado como se tivesse sido rodado no Rio de Janeiro. Sambinhas miudinhos e as canções de amor "Sonhando" e "Só deixo meu coração", das cariocas Céu e Kátia B, têm a cara da cidade maravilhosa. Uma ponte aérea interessante de se pensar, e uma jogada boa, mesmo. Apesar disso, tem-se também o toque cinza de Sampa com a melancolia dos protagonistas. Combinação ótima!

Destaque para a versão de Nazi (vocalista do IRA!) para a lindíssima "Laços", originalmente da banda portuguesa Toranja. O sotaque lusitano faz falta, sem dúvidas. Mas a tentativa brasileira vale a pena de ser ouvida, e, é bem casada com a cena.

A minha surpresa maior é ainda entender o porque de tantas críticas. Dizem por aí que as música não se encaixam ao filme, que a escolha foi mal feita, que a "carga dramática" pesa o filme, que é estridente, estranha, até mesmo "bijouteria" quando comparada à jóia que é o filme. Por aqui, senti a trilha como doce, forte e nada enjoativa, como disseram chatinhos críticos de cinema. Vai ver é pelo costume de gostar de coisas intensas, carregadas de drama. Afinal, desde os gregos, já se sabe que exaltar-se é parte importante da vida. Pra mim, imprescindível. Para mim, valeu a pena.



Site oficial do filme

8 comentários:

ana disse...

deu muita vontade de ver!

joaca. disse...

para mim, valeu a pena.

rafael de angeli disse...

EU também cheguei aqui no mundo do blog!
E você escreve muuuito bem, heim!

Beijo, Paula!

Saulo Pratti disse...

Eu queria muito ter visto no cinema. Agora, só no DVD mesmo. :/

E menina, tenho que te devolver o filme que está comigo, hehe. Beijos.

Rodolpho S. Moraes disse...

opa!

encontrei vc sem querer. gostei!

vou tratar de procurar o filme. nao tenho muito bom gosto pra esse tipo de arte afinal. assim, ficarei com sua sugestao.

beijos

Rodolpho S. Moraes disse...

tem um botão lá em cima, next blog. daí na falta do que fazer eu aperto lá. Bom, quase toda madrugada eu faço isso...

De vez em quando aparece um blog interessante!

Gostei desse. Bem escrito, layout cult estilo bonitinho e eu acabo virando amigo quando comento.

ana disse...

ZZZZZZZZZZzzzZZ

Anônimo disse...

Agora que notei o "Tentative de Pi Eme"
aheuaheuahuehae
=D

Mais uma consideração amigável pra ti!
=)