terça-feira, 1 de janeiro de 2008

A lista de 07, mas não de 07.


Escrever no primeiro dia do ano é sempre inspirador. Estou para listar estes cdsmaisouvidosdoano faz um certo tempo - sendo mais específica desde o início do mês passado - mas, algumas coisas atropelam e/ou arrastam-se pelo dia-a-dia, e aí né? Aquela coisa toda.

Enfim, listarei os artistas que eu mais ouvi. As razões estão relacionadas com os momentos que vivi e pelas descobertas musicais também. A ordem não é pela preferência, mas tentarei escrever na ordem de quem ouvi mais. Dá pra ter uma certa confirmação dessa lista no lastfm, mas as músicas ouvidas no mp3 player não são contabilizadas, e levando em conta que passo boa parte do tempo com ele, o last não é uma prova total, mas.

1° - City and Colour
Dallas Green, um dos integrantes do Alexisonfire, foi uma das melhores descobertas de 2007. Achei a letra de off by heart perdida em uma dessas minhas viagens por fotologues aleatórios, juntamente a uma foto linda. Google it! minha cabeça me disse. Tiro e queda. Descoberto que era uma letra de música, voei pro soulseek e baixei o Sometimes. Voz doce, letras for my life. Elegi "in the water, i am beautiful" como a música preferida do cd. LINDA.

2º - Amy Winehouse
Cantoras são parte de minha paixão musical. Tendo a identificar-me com a expressão musical poética feminina, de desejos, de dores, de amores. Acho que mulheres são mais rasgadas ao falar de sentimentos. Homens rodeiam, mulheres cospem. Eu gosto dos dois, mas a segunda opção sempre cai melhor. Winehouse é assim. Rasgada até não poder mais, sua voz, suas letras... fez-me derreter e verter o coração em lágrimas. Duas músicas pra lista: "love's a losing game" e "back to black".

3° - Kt Tunstall
Essa moça já havia conquistado meu coração. Lançado o "Drastic Fantastic" (2007), de início, achei bem parecido com o "Eye to the telescope" (2005). Ouvindo com mais calma, pude perceber que sim, é numa mesma linha, mas KT está mais madura. E surpreende com canções gracinhas e outras, divertidas. Violãozinho e voz rouca, que combinação! Escolho "beauty of uncertainty", que tem uma letra arrebatadora, a começar pelo próprio título.

4° - Kings of Convenience
Foi dica do cunhado, e acabou trazendo um namorado de quebra. Uma promoção na internet instigou-me a escrever uma resenha e foi através dela que conheci o Joaquim [uma beijoca nele, inclusive!]. Que sorte! Que delícia! "Riot of an empty street" (2004) mostra o quão esses nerds são musicalmente capazes e como podem fazer tardes tornaram-se ainda mais proveitosas. Destaco "surprise ice", pela letra e tom melancólico. Demais...

5° - Kate Nash
Inglesinha fofinha, do sotaque carregado e dos palavrões na medida. Nash apareceu para mim como dia da minha amiga Marianna, e foi em bom tempo. Músicas da época de "reconstrução do coração". Quer entender melhor? Ouça "little red" e depois me conte!

6° - Maroon5
Os pupilos do pop são um xodó meu. Lançaram cd inédito este ano, após o ótimo "Songs about Jane" (2002) e um longo regime musical. Em "It won´t be soon before long", mostram que continuam super em forma. Dançantes e lindos. E mais, ainda: românticos. Para menininhas adolescentes que já cresceram: "won't go home without you".

7° - Owen
"At home with Owen" é um cd repleto de baladinhas. O moço tem voz baixa e doce, e praticamente só é acompanhada de violão. Também dica da Marianna, o moço chegou para conquistar o meu mp3 companheiro das viagens de ônibus até a faculdade. Bom para sentar na janelinha e olhar a cidade passar. Minha preferida: "a bird in hand".

8º - Placebo
A falsa droga viciou-me nos momentos de raiva. Quando precisei ouvir algo que fizesse expurgar meus demônios, foi Brian Molko que cantava aos meus ouvidos. Meds (2006) é cheio de canções fortes, densas, pesadas. Em especial, duas músicas são bem marcantes pra mim: "post blue" e "blind". Vale a pena.

9° - 65daysofstatic
Postrock industrial é o gênero onde achei certo sossego musical. Procurava por algo instrumental que não fosse música clássica, mas não conseguia encontrar. 65 deu-me significado para muitos sentimentos que não consigo nomear. Intenso, initeligível. Um sonho materializado em música. Uma escolha dentre as faixas de "The fall of math" (2004) é "retreat! retreat!".

10° - A perfect circle
Outra banda companheira dos momentos difíceis. Maynard James tem uma voz que hipnotiza e vicia. Seus gritos e grunidos esboçam a fúria existente em momentos onde não é possível esvair a raiva de outra maneira senão internamente. Bom escape. "Thirteenth step" (2003) traz músicas incríveis, sendo a melhor, para mim, "the package".


Há ainda outras bandas que mereciam ser citadas. Algumas ouvi pouco, mas gostei por demais. Outras descobri ao fim do ano e ainda não deu para digerir completamente, mas são ótimas em forma e conteúdo. Destaque para Apecis, instrumental eletrônica, uma novidade super interessante. Vale a pena conferir. Depois, farei um post sobre o ep especificamente.

Enfim, esta foi minha lista.
Sugestões musicais pra esse começo de 08?

6 comentários:

ana disse...

Você conhece tudo. Sugerir o quê?
(=

Jules disse...

faltou muitas coisas na minha lista, como city and color, por exemplo.

minha memória é uma big piece of ... :/

Anônimo disse...

brigada pela força.
Tô precisando desesperadamente... =~~
beijo!

Jules disse...

já fez inscrição pro blogue-camp?

eu sei que é amor. ;)
i was j/k.

Jules disse...

q bom q ele ganhou.

isso daqui tá cheio de mofo... :/

Jules disse...

e eu ESPERO que aquela COISA no braço da Scá não seja de verdade...